Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Node

Notícias do Acadêmico Antônio Torres

Nos dias 5 e 6 de novembro, o Acadêmico Antônio Torres estará na Festa Literária de Curaçá, cidade baiana situada às margens do rio São Francisco. O evento, cujo tema é “Essa Terra e as Linguagens Literárias”, presta homenagem ao Acadêmico e à sua obra.

Posse da Acadêmica Ana Maria Gonçalves

Está marcada para o dia 7 de novembro, sexta-feira, às 20h, a posse da Acadêmica Ana Maria Gonçalves. O discurso de recepção será feito pela Acadêmica Lilia Schwarcz. O colar será entregue pela Acadêmica Ana Maria Machado e o diploma pelo Acadêmico Gilberto Gil. A comissão de entrada será formada pelas Acadêmicas Rosiska Darcy de Oliveira, Fernanda Montenegro e Miriam Leitão; a comissão de saída pelos Acadêmicos Domício Proença Filho, Geraldo Carneiro e Eduardo Giannetti. Será servida a tradicional sopa e os Acadêmicos que desejarem carro, pedir à secretaria.

“Quinta é Cultura”

Dia 6 de novembro, às 17h30, na Sala José de Alencar, realiza-se o espetáculo literomusical, inspirado na obra de Dinah Silveira de Queiroz, “Floradas na Serra”. Dia 13, no Teatro R. Magalhães Jr., o seminário “Vozes das margens do mundo”, abertura com o Presidente Merval Pereira e o Acadêmico Domício Proença Filho. O Seminário tem como propósito celebrar dialogicamente os 50 anos de Independência dos países africanos colonizados por Portugal: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe; às 17h30, na Sala José de Alencar, apresentação de vídeos da ABL na Bienal do Livro 2025. No dia 27, às 17h30, na Sala José de Alencar, O escritor Fernando de Morais falará sobre “Chatô e os cem anos dos Diários Associados”. A coordenação é do Presidente Merval Pereira.

Ciclos de Conferências de 2025

Teve início no dia 4 de novembro, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr., o nono Ciclo de Conferências de 2025 intitulado “Literatura e Memória”, sob a coordenação geral do Acadêmico Antonio Carlos Secchin e coordenado pelo Acadêmico Ruy Castro que proferiu a conferência de abertura intitulada "Nelson Rodrigues íntimo"; no mesmo dia, às 17h30, sob a coordenação do Acadêmico Antônio Torres, o Acadêmico Jorge Caldeira falou sobre os “150 anos do Estadão”. No dia 11, às 16h, o professor Gilberto Araújo discorrerá sobre "Humberto de Campos: diário secreto”. Dia 18, a cineasta Helena Solberg falará sobre “O refúgio do eu em Helena Morley”, seguido da exibição do filme “Vida de menina”. Dia 25, encerrando este ciclo, Lira Neto proferirá a palestra “Oswald de Andrade: mau selvagem”.

Notícias do Acadêmico Ruy Castro

O Acadêmico Ruy Castro foi o grande vencedor do Prêmio Jabuti 2025, laureado nas categorias Livro do Ano e Crônica, com a obra O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim, publicada pela Editora Companhia das Letras. A cerimônia de premiação realizou-se no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 27 de outubro.

FLITABIRA

Os acadêmicos Ana Maria Machado, Ignacio de Loyola Brandão, Milton Hatoum e Miriam Leitão estarão na Flitabira 2025, Festa Literária de Itabira, que se realiza na cidade mineira entre 29 de outubro e 2 de novembro. O festival será integralmente transmitido pelo Youtube, por meio do canal @flitabira.

Notícias da Acadêmica Ana Maria Machado

A Acadêmica Ana Maria Machado foi nomeada Personalidade Literária da 67ª edição do Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. A honraria consagra figuras fundamentais da literatura nacional, que contribuíram de forma decisiva para o fortalecimento da cultura brasileira e a formação de gerações de leitores. A Cerimônia de premiação realizou-se no dia 27, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo.

Ciclos de Conferências de 2025

Terá início no dia 4 de novembro, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr., o nono Ciclo de Conferências de 2025 intitulado “Literatura e Memória”, sob a coordenação geral do Acadêmico Antonio Carlos Secchin e coordenado pelo Acadêmico Ruy Castro que proferirá a conferência de abertura intitulada "Nelson Rodrigues íntimo"; no mesmo dia, às 17h30, sob a coordenação do Acadêmico Antônio Torres, o Acadêmico Jorge Caldeira falará sobre os “150 anos do Estadão”. No dia 11, às 16h, o professor Gilberto Araújo discorrerá sobre "Humberto de Campos: diário secreto”. Dia 18, a cineasta Helena Solberg falará sobre “O refúgio do eu em Helena Morley”, seguido da exibição do filme “Vida de menina”. Dia 25, encerrando este ciclo, Lira Neto proferirá a palestra “Oswald de Andrade: mau selvagem”.