Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - O Barquinho Cultural - Machado de Assis adaptado por Selton Mello – o que nos traz ‘O Alienista’

ABL na mídia - O Barquinho Cultural - Machado de Assis adaptado por Selton Mello – o que nos traz ‘O Alienista’

 

Depois de fazer sucesso com Ainda Estou Aqui, Selton Mello adicional um projeto ambicioso em seu portifólio, confirmado como ator e diretor de uma nova adaptação, dessa vez é O Alienista de Machado de Assis.

O filme será produzido junto com a Conspiração Filmes e, não será a primeira vez de Selton na direção, ele já comandou filmes como Feliz Natal (2008), O Palhaço (2011) e O Filme da Minha Vida (2017). O anúncio veio a partir de uma postagem no Instagram, em Dezembro de 2025, em que o ator conta ser a realização de um sonho de mais de 20 anos e, na mesma postagem,coloca que o filme não será lançado “tão breve assim” mas já causou comoção e elevou os ânimos do público.

Selton Mello dará vida ao Doutor Simão Bacamarte, um médico que viajou pela Europa e pelo Brasil. Ao fundar um consultório em Itaguaí, ele decide se casar com Dona Evarista, uma viúva, com o objetivo de ter filhos, algo que não acontece.

Doutor Simão tinha muito interesse em psicologia e por isso fundou um manicômio, a Casa Verde. O lugar recebia internos da cidade de Itaguaí e dos arredores. Mas, o que deixou os demais personagens da obra apreensivos era a quantidade de pessoas que foram internadas e seus motivos, Simão estava enxergando loucura em todos.

Com medo, os cidadãos iniciaram a Revolta do Canjica, liderada pelo barbeiro Porfírio. Simão não se importou com os protestos mas, ao conversar com o barbeiro, o qual tinha outras intenções, cria uma aliança com o antigo líder.

A situação das internações chegou a tal ponto que até a Dona Evarista, esposa do Doutor Simão, foi internada. Com quase toda a cidade no manicômio, o Doutor começou a acreditar que sua teoria está errada e por isso libera os internos. E ao testar uma nova teoria, para depois confirmá-la como errada novamente, acaba se internando e concluindo que o louco era ele.

Publicada em 1882 em 13 capítulos, a obra faz parte do Realismo brasileiro. O Alienista carrega um tom irônico, assim como outros títulos de Machado de Assis. Abordando tópicos como a ambição, o egoísmo, as relações humanas, interesses e poder, Machado mostra como existe uma pequena diferença entre a sanidade e a sensatez.

Matéria na íntegra: https://obarquinhocultural.com/2026/02/02/machado-de-assis-adaptado-por-selton-mello-o-que-nos-traz-o-alienista/

04/02/2026