Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Portal Amazônia - Milton Hatoum se candidata a sucessor de Cícero Sandroni na Academia Brasileira de Letras

ABL na mídia - Portal Amazônia - Milton Hatoum se candidata a sucessor de Cícero Sandroni na Academia Brasileira de Letras

 

Na presença das filhas Luciana e Paula, foi realizada no dia 26 de junho a sessão da Saudade em homenagem a Cícero Sandroni, da Academia Brasileira de Letras (ABL), que morreu aos 90 anos no dia 17 de junho, em decorrência de um choque séptico causado por infecção urinária. Ele estava fragilizado por uma longa doença. Após a sessão, a cadeira foi declarada vaga e abertas as inscrições para a sucessão. 

De acordo com a ABL, o escritor amazonense Milton Hatoum foi o primeiro a mandar a carta se declarando candidato. 

Milton nasceu em 19 de agosto de 1952, em Manaus, filho de libanês. É escritor, professor e tradutor e publicou oito livros, como ‘Dois irmãos’ (que se tornou minissérie pela Globo em 2017 e lhe rendeu um Prêmio Jabuti), ‘Relato de um certo oriente’ e ‘Cinzas Do Norte’.

Cícero Sandroni 

O jornalista Cícero Sandroni morreu em casa e deixa a viúva Laura Constância Austregesilo de Athayde e cinco filhos. Ele foi um acadêmico dedicado à Casa, da qual foi presidente entre 2007 e 2009. Trabalhou nos grandes jornais cariocas, como ‘Jornal do Brasil’, ‘Correio da Manhã’, ‘Jornal do Commercio’ e ‘O Globo’. 

Em 1976, ajudou a organizar o Manifesto dos Mil, documento dos intelectuais que acabou com a censura em 1976, ao lado Nélida Piñon, Lygia Fagundes Telles e Hélio Silva, entre outros.  

Junto com sua mulher, Laura, escreveu o livro ‘O Século de um liberal’, sobre a vida e obra de Austregésilo de Athayde, seu sogro, um dos grandes pensadores do Brasil. Membros da ABL prestaram homenagem ao Acadêmico, como Merval Pereira, Ruy Castro e Rosiska Darcy. 

Matéria na íntegra: https://portalamazonia.com/cultura/milton-hatoum-academia-brasileira-letras/

08/07/2025