Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Com programação diversa, Festival Literário Internacional de Itabira homenageia acadêmicos

Com programação diversa, Festival Literário Internacional de Itabira homenageia acadêmicos

 

Os acadêmicos Ignácio de Loyola Brandão, Milton Hatoum e Ana Maria Machado, ao lado de Conceição Evaristo, são os homenageados da quinta edição do Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), que começa nesta quarta-feira, 29 de outubro e vai até domingo, 2 de novembro, com o tema “Literatura, Encruzilhada e a Rosa do Povo”.

A programação contempla atrações infantis e juvenis, lançamentos de livros, oficinas, prêmio de redação, exposição, música e o “Flitabira da Gente”, com empreendedores da cidade. Além disso, uma grande livraria integra a estrutura do evento. Todas as atividades são gratuitas.

Autores homenageados

O 5º Flitabira se consolida como um espaço de diálogo entre gerações, estilos e experiências, em permanente tensão com as urgências do nosso tempo. Entre os homenageados, Ignácio de Loyola Brandão, com sua obra marcada pela crítica contundente às distopias sociais e políticas do Brasil; Milton Hatoum, que dá voz às memórias e às tensões culturais da Amazônia, entrelaçando identidade, história e deslocamento e Ana Maria Machado, cuja literatura infantil e adulta amplia o horizonte da imaginação e da cidadania. Ao lado de outros escritores, pensadores, jornalistas e artistas, os homenageados participarão de rodas de conversa, mesas de debate e sessões de autógrafos.

A curadoria é de Bianca Santana, Jeferson Tenório e Sérgio Abranches e a idealização de Afonso Borges.

O festival celebra os 80 anos do livro “A Rosa do Povo”, de Carlos Drummond de Andrade. Publicado em 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, a obra é marco da lírica social drummondiana. Nele, o poeta, vindo de Itabira, desloca-se do intimismo para assumir o lugar coletivo, a voz do “povo” em meio às dores e às esperanças de um tempo dilacerado.

Confira a programação:

31/10, sexta-feira, 9h

Mesa com Ana Maria Machado, Lavínia Rocha e Leo Cunha

Tema: A literatura para jovens, na encruzilhada da censura

1/11, sábado, 19h

Mesa com Ana Paula Araújo e Lívia Sant’Anna Vaz Mediação: Míriam Leitão

Tema: A literatura na trilha da justiça: a proteção das mulheres e da população negra 

1/11, sábado, 20h

Mesa com Milton Hatoum, Ana Maria Machado e Míriam Leitão Geni Nuñez (Mediação)

Tema: Territórios da palavra: o Brasil que se (re)inventa na escrita

1/11, sábado, 21h

Mesa com Ignácio de Loyola Brandão, Ana Maria Machado Sérgio Abranches (Mediação)

Tema: Do imaginário à política: narrativas de um país.

28/10/2025