O Acadêmico e escritor Godofredo de Oliveira Neto participa da última edição de 2025 do projeto “Chá Acadêmico”, da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) nesta quinta-feira, dia 27, às 19h30, com entrada franca. O “Chá Acadêmico” é um ciclo de palestras de imortais da ABL na ASL.
O Acadêmico vai falar sobre “Língua e literatura de expressão portuguesa: identidades e encontros”, em uma reflexão sobre o papel da literatura na formação da identidade nacional.
“Abeirar-se da oralidade vai ser a contribuição fundamental da literatura brasileira para a construção de uma identidade nacional”, afirmou Godofredo.
O evento contará ainda com apresentações musicais e intervenções artísticas, transformando o evento em um encontro multidisciplinar entre literatura, música e artes visuais.
O projeto “Música Erudita e suas Fronteiras”, da UFMS, será representado pelo grupo Opus Vivare, formado pelo violonista Evandro Dotto, a soprano Bianca Danzi e a cantora Mara Brandão, que farão a estreia de duas composições do maestro Marcelo Fernandes, com letras dos acadêmicos Henrique de Medeiros e Rubenio Marcelo.
O público poderá ainda acompanhar ao vivo intervenções de Luciana Rondon e Walter Lambert, integrantes da Confraria Sociartista. Luciana, autora de livros sobre motivação e literatura inspirada em Manoel de Barros, traz sua trajetória marcada por exposições e publicações artísticas. Já Lambert utiliza sucata eletrônica para criar obras que refletem sobre sustentabilidade e o impacto da tecnologia no cotidiano.
25/11/2025