Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Poder 360 - Ana Maria Gonçalves é eleita para Academia Brasileira de Letras

ABL na mídia - Poder 360 - Ana Maria Gonçalves é eleita para Academia Brasileira de Letras

 

A escritora, professora, roteirista e dramaturga Ana Maria Gonçalves, 55 anos, foi eleita nesta 5ª feira (10.jul.2025) para a Cadeira nº 33 da ABL (Academia Brasileira de Letras). Ela recebeu 30 dos 31 votos possíveis. É a 1ª mulher negra a integrar a instituição em 128 anos.

Gonçalves também passa a ser a integrante mais jovem do atual quadro da ABL. A cadeira estava vaga desde 22 de maio, depois da morte do gramático Evanildo Bechara, aos 97 anos.

Autora de “Um Defeito de Cor”, ela venceu o Prêmio Casa de las Américas (2007) e teve seu livro eleito como o melhor da literatura brasileira do século 21 por júri da Folha de S.Paulo. A obra inspirou o samba-enredo da Portela no Carnaval de 2024.

A votação foi realizada na sede da ABL, no Rio, com urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro).

Em nota publicada nesta 6ª feira (11.jul.2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse se tratar de uma “homenagem merecida” à escritora.

“Trata-se de uma homenagem merecida, de um justo reconhecimento a uma das melhores escritoras que temos hoje. A obra de Ana Maria Gonçalves nos ajuda a compreender a história brasileira, infelizmente marcada pelas mazelas do racismo e da opressão. O livro “Um Defeito de Cor” foi meu companheiro durante o período em que estive injustamente preso em Curitiba (PR), e sempre faço questão de recomendar a todos a sua leitura.”

Matéria na íntegra: https://www.poder360.com.br/poder-cultura/ana-maria-goncalves-e-eleita-para-academia-brasileira-de-letras/

14/07/2025