Um dos mestres do cinema brasileiro, Cacá Diegues (1940-2025) foi homenageado na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. A celebração, na noite da última quinta-feira (17), foi organizada pela Casa em parceria com a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e com o Latin American Training Center (LATC).
Na cerimônia, foi ressaltada a contribuição monumental do cineasta para a cultura nacional e foram destacadas iniciativas de inclusão social, incentivadas por Cacá por meio do audiovisual. A programação incluiu a exibição do episódio “Acende a luz”, do filme “5x favela, agora por nós mesmos”, uma produção de Cacá e de Renata de Almeida Magalhães, que conduziu a homenagem ao diretor.
Também foi exibido o curta “Maria”, dirigido por João Aleksandro, ex-aluno do projeto “Fazendo meu primeiro filme”, e apresentado aos presentes por Steve Solot, presidente da LATC, que está à frente da iniciativa ao lado do grupo Nós do Morro e de outras instituições.
Míriam Leitão e Steve Solot
Participaram da homenagem o presidente da ABL, Merval Pereira, o escritor e imortal Antonio Torres, a jornalista Miriam Leitão, recém-eleita para a Casa, e a produtora Glaucia Camargos.
O presidente da ABL Merval Pereira
Matéria na íntegra: https://newmag.com.br/genio-inesquecivel/
18/07/2025