Sabe aquele Festival Literário Internacional de Petrópolis, cuja segunda edição este ano andou sendo ameaçada por falta de apoio? Pois bem. A GE Aerospace, a gigante de manutenção de motores, instalada na cidade há 74 anos, resolveu apoiar esta festa dos livros e será um dos patrocinadores. Com isso, a Flipetrópolis 2025 já tem data: entre 24 e 28 de setembro, no Palácio de Cristal, um dos catões postais da cidade imperial.
Este ano o autor homenageado será um morador da cidade. Trata-se do escritor Antônio Torres, 84 anos, baiano, membro da ABL e que estreou, em 1972, com o romance " Um cão uivando para a Lua ". O patrono da Flipetrópolis será Manoel Bandeira (1886-1968). Em "Itinerário de Pasárgada' , 1954, o poeta diz: "Sou natural de Recife, mas na verdade nasci para a vida consciente em Petrópolis, pois de Petrópolis datam as minhas mais velhas reminiscências".
O evento é produzido pelo gestor cultural Afonso Borges, 63 anos, mineiro, idealizador dos festivais Fliaraxá, Flitabira e Fliparacatu. Ele também criou em 1986 o projeto "Sempre Um Papo" de entrevistas públicas com gente da cultura como José Saramago, Mario Vargas Llosa , Chico Buarque, Jô Soares, Zuenir Ventura , Verissimo, Adélia Prado e Paulo Coelho.
Curiosidade: a invenção do ar-condicionado, em 1902 por Willis Carrier, afetou um pouco, acredite, a vida de Petrópolis (RJ). Antes era mais comum passar o verão todo na serra para fugir do calor - principalmente a partir da construção de prédios que bloquearam a brisa oceânica em alguns bairros. Mas isso é outra história.
Matéria na íntegra: https://oglobo.globo.com/blogs/ancelmo-gois/post/2025/07/antonio-torres-sera-o-autor-homenageado-do-festival-literario-de-petropolis-2025.ghtml
07/07/2025